logo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore.

Blog

Home / Marketing Digital  / Presença Online é Fundamental
a

Presença Online é Fundamental

Cada vez mais, procuramos online antes mesmo de olharmos à nossa volta. E é por isso que encontramos um maior número de profissionais a divulgarem online sobre o que fazem e onde estão situados. Dos estabelecimentos comerciais às profissões liberais, dos músicos às associações culturais, já é online que procuramos o horário de funcionamento da loja do bairro.

É comum ouvir dizer que nos dias de hoje, uma presença online é fundamental em qualquer tipo de atividade, seja ela comercial artística ou social. Mas o que significa na verdade esta ideia, face ao ponto de vista de todos aqueles que acham a sua atividade pouco tem a ganhar com uma presença online?

A afirmação de Bill Gates, “Se o seu negócio não está na Internet, ele não existe” é um exagero ou é uma visão muito realista de um futuro próximo?

Antes demais é preciso compreender de que forma uma presença online pode influenciar a sua atividade e aqui é importante distinguir as diferenças existentes entre os projetos comerciais e outras atividades de carater social ou artístico.
Começando pelos projetos comerciais, a importância da presença online decorre naturalmente de uma alteração do comportamento do consumidor. O que poderíamos designar como o perfil do consumidor clássico alterou-se de múltiplas formas. Por um lado, pelo surgimento de um novo tipo de consumidor que por ter nascido e crescido com a internet, considera que este é o espaço natural de pesquisa e de seleção de serviços. Estes consumidores não consideram uma seleção de produtos ou de serviços comerciais que não tenham primeiramente analisado online.

Mas por outro lado, a alteração dos hábitos de consumo, nomeadamente no que toca à pesquisa e seleção de produtos e serviços é também visível em consumidores mais velhos que começaram a utilizar a internet com uma idade mais avançada. Para ambos os grupos, a possibilidade de saber de antemão os valores e as características do produtos ou serviços que pretendem adquirir é algo de que já não abdicam.

É por isso que mesmo que a frase de Bill Gates ainda possa ser olhada como um exagero, pouco tempo faltará para que um negócio para existir tem de estar na Internet.

Não são apenas os projetos comerciais a necessitar de uma presença online bem planeada, nos dias de hoje também as organizações não governamentais ou os projetos de intervenção social necessitam de comunicar online a sua atividade.
A ausência de um objetivo comercial, não apaga a necessidade destes projetos divulgarem a sua atividade e de desenvolver ações que lhes permitam captar apoios e recrutar voluntários dispostos a colaborar. Existem inúmeros exemplos de projetos extraordinários e muito bem executados, que nos passaram despercebidos porque, também para a comunicação social, a internet é um espaço fundamental de pesquisa e de seleção… do que poderá vir a ser noticia.

Falamos de presença online, sem querer detalhar as múltiplas formas como esta pode ser materializada. Mas a presença online, como uma vertente da imagem que queremos transmitir aos outros tem de ser coerente e planeada de acordo com os nossos objetivos.

Também online, só temos uma oportunidade para criar uma boa “primeira impressão”!