logo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore.

Blog

Home / Marketing Digital  / A Importância do Copywriting

A Importância do Copywriting

Após ter tomado a decisão de criar ou reforçar a presença online da sua empresa, ou de um projeto ou atividade pessoal, depois de estar seguro se o caminho passa pela criação de um website moderno ou por uma presença ativa nas redes sociais, surge um problema que normalmente ninguém antecipou.

O que escrever? O que dizer?

Quando se fala das novas tecnologias de comunicação, de Marketing Digital ou das várias soluções tecnológicas que enquadram a comunicação online, raramente nos lembramos que, independente do meio utilizado, estamos a falar de comunicação. Independentemente do impacto visual que possamos causar, o que mantém as curiosas sobre a nossa existência e o que as faz querer voltar a nós, é o conteúdo que disponibilizamos ou a informação que partilhamos.

Aparentemente deveria ser simples escrever sobre o nosso negócio ou atividade, já que à partida ninguém percebe mais dele do que nós próprios. No entanto, não é bem assim. Ao fim de alguns minutos em frente a uma folha em branco rapidamente percebemos que apesar de sabermos exatamente o que fazemos, não é simples descrever, escrever ou ilustrar, o essencial da nossa atividade.

Esta dificuldade é ainda maior na escrita de conteúdos para web, em que o texto está condicionado em termos de dimensões e em que a própria escolha das palavras nos títulos e no texto condiciona o sucesso do site em termos da facilidade com que é encontrado. Trata-se de um processo denominado SEO (Search Engine Optimization), que não é mais do que um tratamento dos conteúdos de forma a que estes sejam indexados de uma forma otimizada pelos motores de busca.

O copywriting não se esgota na escrita de textos. O material audiovisual que encontramos online precisa de ser escrito e preparado antes de ser produzido. Os textos e os guiões que servem de base aos pequenos vídeos que vemos nos websites ou no facebook são uma face menos visível do trabalho do copywriter.

Nos dias de hoje, as redes sociais são o local onde é mais visível a presença de copywriters profissionais na produção de conteúdos online. A necessidade de publicar diariamente nas redes sociais é uma pressão muito grande em termos da produção de conteúdos e por isso tornam-se fáceis de identificar as situações em que a consistência dos materiais produzidos indicia um trabalho profissional

Mas como pode alguém escrever melhor que nós… sobre nós?

Estudando! Estudando o negócio, ouvindo-nos descrever a forma como se processa a nossa atividade, ouvindo-nos identificar os nossos objetivos e as pessoas a quem pretendemos chegar.
Já todos passámos por isto quando estamos rodeados de pessoas que não falam a nossa língua e descobrimos alguém que traduz para nós. No copywriter temos alguém que traduz as nossas ideias para esta dialeto que, sendo português, tem particularidades e características que precisam ser bem trabalhadas.